Moda

Moda Sustentável e Consumo Conciente: os impactos sociais e ambientais da indústria da moda

O conceito de sustentabilidade aborda a maneira de como devemos agir em prol da natureza e da sociedade. E onde a moda entraria nesta relação?

Pois bem, a moda sustentável e o consumo consciente são termos cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e frequentemente é abordado pela mídia e eventos no mundo tudo.

Podemos notar também, um movimento de novas marcas surgindo dentro deste mercado, e outras já existentes transformando seus modelos de negócios, para incluir a sustentabilidade em seus valores.

O conceito de moda sustentável deixou de ser uma simples tendência e se tornou essencial para uma empresa competir no mercado hoje.

Afinal de contas, o que é moda sustentável?

Moda sustentável é aquela que em todas as suas etapas, respeita o meio ambiente e a sociedade.

Uma de suas finalidades é valorizar as pessoas envolvidas na sua produção, incentivando o consumo consciente. Ou seja, consumir apenas o necessário, sem excessos.

As empresas de moda sustentável contribuiriam de que forma com o meio ambiente?

Empresas voltadas a moda sustentável estão engajadas a práticas que visam minimizar os impactos ao meio ambiente, e tais atos podem ser:

  • A utilização de tecidos naturais e biodegradáveis, como fibra de bananeira, fibra de bambu, cânhamo, tecidos feitos de algas, soja e até mesmo abacaxi, são exemplos de materiais compostos com fibras orgânicas ou naturais que para serem produzidas, precisam de menos produtos químicos e água, além de serem biodegradáveis.
  • Se valer do uso do tingimento natural, que é uma técnica de tingimento em banhos quentes usando corantes e pigmentos naturais extraídos de cascas, folhas, flores, sementes, raízes, temperos e alimentos. Não se usa nenhum corante químico em sua produção, portanto, poluem menos o ambiente.
  • Já pararam para pensar na quantidade de tecidos já produzidos no mundo? Todos os dias são descartados na região do Brás – mais importante centro de confecção e moda do Brasil –  uma média de 20 toneladas! Existem empresas, que fazem seus produtos pensando nas sobras excedentes desse mercado.
  •  Upcyling é processo de criar algo novo através de itens já existentes no mercado. Um bom exemplo é você pegar uma saia que esteja parada a um bom tempo no guarda-roupas e transformar em um vestido. Existem empresas que garimpam peças já existentes e transformam essa peça em outra, agregando valor e informação a peça.
  • Produção com materiais reciclados, e podemos citar tecidos feitos com garrafas pet, acessórios feitos a partir de pneus e até mesmo tecidos feitos de outros tecidos velhos.

E pela sociedade? Essas empresas de moda sustentável contribuiriam de que maneira?

Podemos incluir a moda sustentável na parte social, contribuições estas que abrangem os direitos humanos e proteção animal. Suas práticas mais comuns são:

  • Comércio justo, que significaria uma marca valorizar sua mão de obra, saber quem produziu suas peças, além de saber em quais condições estavam, e se estavam sendo devidamente pagas por isso.
  • Marcas com produtos feitos a mão vem ganhando a sua devida valorização, indo na contramão dos produtos industrializados. Eles normalmente custam um pouco mais caro, afinal de contas, eles são feitos um a um e a mão. Valorizemos sempre os artesãos, alfaiates, sapateiros, costureiras, bordadeiras.
  • Marcas que priorizam empregar mulheres, ou fazem trabalhos com grupos étnicos, ou seja, empresas que tentam incluir no mercado de trabalho grupos e minorias que normalmente não são valorizados.
  • Doação de partes dos lucros para associações, comunidades ou pessoas necessitadas.
  • Produções sem componentes animais e sem testes em animais, na moda são empresas que não utilizam materiais como couro, lã, seda, pérola em suas produções.

Achou o tema legal? Interessante? e quer colaborar fazendo parte de um mundo mais sustentável? Então procure por peças em brechós, bibliotecas de moda e lojas que estejam produzindo acessórios, calçados ou roupas veganas. Existem inúmeras formas de você usufruir da moda sustentável de maneira consciente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *