AutoconhecimentoImagem e Estilo

Como você se vê?

Já falamos aqui da importância do autoconhecimento para nossas vidas.

Mas você sabe o que é autoimagem?

A autoestima diz sobre como você está, como anda seu relacionamento consigo mesma e, a autoimagem pode demonstrar como anda sua autoestima.

A autoimagem é a descrição que o indivíduo faz de si próprio, ou seja, o que você pensa e fala sobre si mesma. Logo se você não estiver com a autoestima boa, provavelmente o que você acredita sobre você também acompanhará esse nível.

No decorrer da vida, criamos crenças que nos limitam e nos fortalecem, muitas vezes não temos consciência dessas crenças, justamente pela falta de reflexão e de autoconhecimento. Mas tomar essa consciência é importante, pois essas crenças influenciam totalmente a forma como enxergamos a nós mesmas.

Muitas vezes, nos preocupamos tanto com o outro, tanto com seus defeitos quanto qualidades, que esquecemos que precisamos olhar primeiro para nós mesmas. Então, minha sugestão de reflexão para hoje é justamente fazer esse caminho contrário.

Reflita:

  • Como você tem se enxergado ultimamente?
  • Quais pensamentos você tem tido sobre você?
  • Quando algo acontece que saiu fora do que você esperava, quais pensamentos passam pela sua cabeça sobre você? Vem como cobrança ou é mais amoroso?
  • O que você fala sobre si mesma? Você costuma repetir coisas boas ou ruins quando fala sobre você?

Sabe aquela mania que nós temos de falar algo no automático quando algo não dá certo, tipo, “Nossa, como sou burra!” ou “Aff sua desligada”.

Esse tipo de comentário pode dizer muito sobre as crenças que você tem sobre si mesma ou até mesmo pode fazer com que você crie novas limitações. Lembre-se, que as palavras têm forte influência sobre nossas vidas.

Primeiro, faça essas reflexões e depois mude seus comportamentos e palavras.

Mesmo que no começo te soe meio falso, comece! Suas crenças não vão mudar de uma hora para outra, mas é essencial que você tome consciência do tipo de coisa que tem feito para si mesma para que você consiga parar de fazer.

Ninguém consegue mudar o que está oculto!

Trate você como você trata sua melhor amiga.

Já percebeu que muitas vezes somos mais empáticas com a outra pessoa do que com nós? Quantas vezes alguém querido errou com você e você perdoou e quando você mesma errou, você simplesmente se cobrou absurdamente sem mesmo questionar o porquê da sua atitude e nisso, você nem se preocupou em ter uma visão mais empática.

Comece a olhar em como está sua autoimagem, a ter essa percepção do que acredita sobre si mesma. 

Para que possamos realizar mudanças em nossas vidas, precisamos ir além do que superficial e encarar essas crenças que temos e mudá-las.

Já ouviu falar que para que o outro nos ame, precisamos amar a nós mesmas primeiro e termos esse amor é impossível se continuarmos repetindo coisas ruins sobre quem somos.

Se cuide, vigie seus pensamentos, emoções, suas palavras e sempre que possível, ressignifique, mude.  

Faça uma simples pergunta para si mesma:

Se eu falar ou fazer isso comigo mesma estarei agindo com amor?

E seja feliz! Você merece ter todo o amor do mundo e principalmente, que esse amor venha de dentro.

Beijos,

Dai.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *