Imagem e EstiloModaModa Sustentável

Você já ouviu falar em Upcycling?

Com certeza você tem uma peça de roupa que adora, com uma estampa linda, mas por algum motivo, seu manequim mudou ou você não se adapta mais àquele modelo, você não usa mais.

O que fazer? Doar? Talvez, mas você pode repensar o formato desta peça e voltar a vestir!

Vamos observar as nossas peças com “outros olhos”, repensar o modelo, aproveitar algum detalhe, misturar com outra peça ou outro tecido, de alguma forma podemos transformá-la.

Então, upcycling é isso!

É o processo de utilizar peças antigas e transformá-las em algo novo. 

“Para muitos, o upcycling vai além do reciclar: ele recria de maneira inovadora. Por isso, é considerado uma ótima oportunidade para transformar a indústria da moda. O consumidor atualmente adota discursos ecologicamente corretos, principalmente quando o assunto é relacionado à sustentabilidade.”

 Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2019/conteudos/upcycling-voce-conhece-a-nova-moda,c100103bc7d1b610VgnVCM1000004c00210aRCRD

As peças criadas com o upcycling são exclusivas, sustentáveis, feitas à mão, exatamente como você gosta e quer.

Durante as minhas aulas de modelagem, corte e costura, mostro como é possível criar peças lindas com o aproveitamento das sobras dos tecidos e materiais, assim como a transformação de peças que seriam descartadas.

Muitas vezes achamos que é difícil ter “este olhar” transformador, mas com o tempo, prática e criatividade conseguimos perceber rapidamente quantas peças podemos produzir com a utilização destes materiais.

Para “treinar” este olhar temos muitas ideias na internet, coisas que pareciam ser impossíveis de imaginar e fazer.

Este conceito de reaproveitamento está ganhando cada vez mais força e deixando o planeta mais sustentável. Mostro para as minhas alunas que todos nós podemos auxiliar e contribuir para o bem do planeta, mesmo aproveitando um pequeno pedaço de tecido que sobrou, ao invés de colocar no lixo.

Quando fazemos isto, estamos colaborando para diminuir a produção de novas peças e reduzindo o descarte destes materiais.

“A indústria têxtil produz toneladas de resíduos poluentes que não são reaproveitados de forma adequada e estima-se que esteja entre as mais poluentes do mundo causando grande impacto ambiental.”

Fonte: :https://diariodocomercio.com.br/negocios/pesquisa-busca-destinacao-para-residuos-da-industria-textil/

“A Indústria Têxtil existe há aproximadamente 200 anos no país e está entre os setores que mais empregam. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil tem o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo e quinto maior produtor têxtil.”

Fonte:https://www.vgresiduos.com.br/blog/gestao-de-residuos-para-industria-textil-tudo-que-voce-precisa-saber/

Sabendo do tamanho da indústria têxtil do nosso país, podemos imaginar como será difícil reduzir o impacto ambiental, mas mesmo assim devemos fazer a nossa parte, com pequenas ações vamos colaborar e aos poucos vamos repensando nossa forma de agir e consumir.

Hoje em dia cada vez mais tenho pessoas interessadas em aprender a costurar para fazer suas próprias roupas e reutilizar as peças que não usam mais, fico feliz em ver este número crescer sabendo que estamos repensando nossos atos.

Letícia Brochier

Empreendedora, proprietária do Studio de Moda Lê Brochier, professora de modelagem, corte e costura e entusiasta do empoderamento feminino.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *